Concerto Bossa Nova

Concerto Bossa NovaMÚSICA: “Beco das Garrafas

Concerto comentado de Bossa NOVA, com MARIA TERESA e TONINHO DO CARMO

Sábado, 23 de novembro 

Centro Cultural John dos Passos, às 21:00 horas

Beco das Garrafas

Toninho do Carmo e Maria Teresa nas ondas da Bossa Nova pelo Beco das Garrafas

O Beco das Garrafas é um beco em Copacabana, Rio de Janeiro, com varias casas noturnas, que em meados dos anos 50 e 60 tornou-se um ponto de encontro de músicos vindos de todas as partes do país. Lá podia-se ouvir um som criado por instrumentistas brilhantes, com rigorosa formação musical, donos de invejável técnica e, sobretudo, com vasto conhecimento dos ritmos brasileiros. Eram gênios, músicos virtuosos dando o melhor de si para uma plateia atenta e privilegiada.

A Bossa Nova ganhou forma, criou corpo no seu doce balanço a caminho do mar. A poesia lançava uma aura de felicidade, dando fim a dores de cotovelo, fossas e outras tristezas, que não tinham nada a ver com a geração que estava dando seus primeiros passos na arte de amar.

Essa busca da felicidade deu início à revolução que teve início no final dos anos 1950 e reverbera até os dias de hoje. Essa explosão musical teve um epicentro: o Beco das Garrafas.

Toninho do Carmo e Maria Teresa interpretarão as bossas que para eles são as mais significativas do movimento. 

Maria Teresa

É uma cantora e é uma atriz. Às vezes atua outras canta. Em cena ela canta e atua ao mesmo tempo unindo os dois personagens e os dois talentos. Nasceu na França de pais portugueses. 

Começou sua carreira musical nos ‘cabarés’ parisienses. Num deles, o Aux Trois Mailletz encontrou o guitarrista brasileiro Toninho do Carmo que toca com ela e que fez os arranjos de todos os seus discos. 

O seu horizonte artístico é uma mistura da cultura lusófona, fado, mornas de Cabo verde e música brasileira com a cultura francesa e anglófona. 

Durante anos fez a primeira parte do Georges Moustaky e apresentou-se no Musiques du Sud de Bastia, Festival de Évora, Casa da música no Porto, Centro Cultural de Belém, Palau da Música, Barcelona e Valença, Olympia Paris, Théâtre Toursky Marseille… 

Tem seis álbuns gravados no seu nome.

Toninho do Carmo 

É um delicado universo de nuanças, de emoções, um terceto amoroso entre compositor, o arranjador, o instrumentista e o seu violão. 

Nasceu em Honório Bicalho, Minas Gerais, Brasil. Depois de um acidente quando tinha cinco anos, ele teve que ficar de cama durante 6 meses e aí começou a tocar o cavaquinho. 

Acompanhou Célio Balona, Maysa, Dorival Caymmi, Emílio Santiago, Elza Soares, Alcione, Lúcio Alves, Cauby Peixoto, os irmãos Borges, Tino Gomez, Júnia Horta, Touré Kunda, Papa Wemba…

Ele chega à França em 1984, para tocar no Festival France-Brésil. Por lá ficou, viveu e trabalhou. Em 1996 encontra Georges Moustaki que o convida para tocar com ele. Faz uma turnê na Espanha, Alemanha, Japão, Portugal, Canadá, Bélgica.... onde se apresentam nos Festivais de Montreux, Nice, Nyon, Canadá... Olympia, Palau da Música, Philharmonie de Berlim, de Munique, de Hamburgo... passou na France 2, Michel Drucker, France Musique, Europe1 - homenagem a Henri Salvador, RTL, France Inter....

É diretor musical de uma dúzia de peças de teatro e do Festival MigrActions, Paris. Tem uma quinzena de álbuns gravados e em 2014, com Défis, ele grava seu primeiro álbum solo Primavera como compositor.

Toninho do Carmo foi diretor musical da peça de teatro Beco das Garrafas apresentada no Teatro do Oprimido, em Paris, no ano de 1999. Maria Teresa foi intérprete. 

Concerto Bossa Nova



Parceiros