01/02/2016 a 31/01/2017

Ponta do Sol

Foi a nossa profunda e enraizada paixão pelos movimentos de artistas orientados para cidades e aldeias fora dos grandes centros culturais, que nos guiou na criação deste projecto.

Circos, caravanas, grupos de artistas teatrais e musicais, acrobatas. Foram estas as pessoas que deixaram os grandes centros, levando com eles textos, telas, partituras…e que foram para onde as populações não tinham acesso a espectáculos. No entanto, a perturbação causada pela sua chegada muitas vezes mudou os quotidianos: por vezes de maneira fugaz, outras vezes de maneira permanentemente.

Nossa ideia:

- Fazer de dois festivais, bem diferentes na estrutura, mas com os mesmos valores, um terreno de pesquisa para a criação de um terceiro festival nos confins da Europa.

- Produzir documentos que permitam a outros interessados, universidades, municípios, associações e indivíduos… de partilhar percursos para a criação de outros encontros culturais, outros festivais.

- Criar procedimentos que possam favorecer o desenvolvimento económico e a criação de postos de trabalho, através da cultura e performance.

Dois eventos culturais, produzidos pelo Théâtre de l’Opprimé em Paris, e pela Companhia Carte Blanche em Volterra servirão de arranque ao processo de reflexão conjunta, antes de desvendar o projecto:

O Festival MigrActions, eminentemente urbano, acontece sem interrupção há cerca de uma década. No Théâtre de l’Opprimé e nos seus anexos, no 12º bairro de Paris, o MigrActions faz com que artistas de diferentes idades, de diferentes origens e de diferentes países vivam juntos 15 dias por ano. Nós desafiamos esses artistas a transcender os limites da sua disciplina e a migrar activamente para outras formas de expressão artística.

Volterra Teatro - Um festival dirigido por Armando Punzo, na magnífica cidade de Toscana. Ele conduz os habitantes do território regional de Val di Cecina a aceitar a expressão artística, em lugares inesperados, a fim de facilitar um encontro entre os habitantes dos vales da Toscana. O festival é construído em torno das criações da Compagnia de la Fortezza, constituída por atores profissionais em cumprimento de pena, que produzem a partir de uma prisão da idade média, que abre as suas portas excepcionalmente ao público.


Compartilhar:

Fórum

Opine, colabore, participe das discussões

Parceiros