CAPOEIRA À LÁ UNE


Mundo

CAPOEIRA À LÁ UNE

O projeto sócio-educativo Capoeira à La Une trata de um problema urgente que envolve todos os países da União Européia: os jovens carentes.

Segundo a Eurostat, 30 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, ou seja, um terço da população dessa facha etária das classes desfavorecidas, correm um risco de exclusão.

A educação informal é com certeza uma das solução possíveis para diminuir tal risco. Ora, a dimensão informal do ensino da capoeira é inegável. Esta arte marcial nascida no Brasil e cuja pratica vem se expandindo pela Europa, permite a seus instrutores de agir junto aos jovens.

Capoeira à La Une projeta promover meios para valorizar e  desenvolver a pratica desta disciplina esportiva junto aos jovens carentes e de reforçar o papel de cada um dos atores que intervém na capoeira.

Capoeira à La Une pretende desenvolver instrumentos de trabalho novos quais :

1) um quadro europeu de competências transversais e especificas para os professores

2) orientações pedagógicas para as escolas de capoeira e as agencias de certificação cujo objetivo será formar e validar a profissionalização  dos educadores.

Capoeira à La Une durara 24 meses e contratara 60 operadores. O projeto devera interessar uma centena de pessoas oriundas de seis países parceiros. Os resultados desta experiência, serão acessíveis on line durante 24 meses apos o fim do projeto. Neste mesmo período, a través da União Européia partes interessadas publicas ou privadas envolvidas no sector da educação informal dos jovens carentes, professores de capoeira, federações esportivas e agencias de certificação das competências poderão se beneficiar e usar os resultados do projeto e valoriza-los.

Capoeira à La Une beneficiara a longo prazo :

- à valorização e mais ainda ao aumento dos percursos educativos e culturais das escolas de capoeira dedicadas aos jovens carentes a través da profissionalização dos educadores

- à inserção profissional dos educadores

- à emergência de novas colaborações entre os diversos atores da educação informal.

Por suas ambições, seus objetivos, suas orientações, Capoeira à La Une é um projeto conforme :

  • à Estratégia Europa 2020 que pede um crescimento inclusivo, um apoio para aquisição de novas competências, a diminuição da taxa de pessoas socialmente excluídas
  • ao plano da Estratégia Educação e Formação 2020 cujo objetivo é a abertura ao aprendizado formal e informal; mais clareza e reconhecimento dos resultados do aprendizado; a promoção da igualdade, da coesão social e da cidadania ativa
  • à Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados membros em 22/05/08  e em 27/11/12.

Compartilhar:

Fórum

Opine, colabore, participe das discussões

Atualizações

Voltar para o topo

Encontro Internacional de Capoeira Senzala de Santos 2018

22 de mar

A Associação Travessias Culturais em parceria com a Associação Capoeira Paname, de Paris, está a organizar o Encontro Internacional de Capoeira Senzala de Santos, a ter lugar de 28 Março   a 4  de Abril na Vila da Ponta do Sol. O evento decorre bianualmente na Europa e esta será a sua 16.ª edição, trazendo à ilha da Madeira participantes, oriundos de vários países da Europa (França, Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra) e do Brasil.

A salientar que este 16.º Encontro Internacional de Capoeira será observado e estudado pelo projeto europeu “Capoeira à la Une”, site http://capoeira1.eu financiado pela Comissão Europeia, que tem como chefe de fila a Associação Capoeira Paname e que tem como objetivo desenvolver um quadro europeu de competências transversais e especificas para os professores e orientações pedagógicas para as escolas de capoeira e as agências de certificação cujo objetivo será formar e validar a profissionalização dos educadores. 

Este projeto foi lançado na Ponta do Sol em Agosto de 2016 e encontra-se na sua fase final de observação que terá lugar também na Ponta do Sol. Todos os parceiros do projeto estarão presentes. 

Participarão ao Encontro Internacional de Capoeira Senzala de Santos os principais mestres de capoeira, nomeadamente, Mestre Sombra (Brasil), Mestre Beija-Flor (Paris - França), Mestre Ediandro (Barcelona - Espanha), Mestre Ceara (Gerona - Espanha), Mestre Maria Pandeiro (Alemanha), Mestre Paulinho (Grécia), Mestre Valdir (Manchester - Inglaterra).

Os trabalhos decorrerão no turno na manhã, entre as 10:00 e as 14:00, na Escola Básica e Secundária e à tarde, das 18:00 às 20:00, em palcos distintos na Vila da Ponta do Sol. Espaços ao ar livre que permitirão que os locais apreciem a arte da capoeira. 

Fieis aos nossos princípios de interação com a população os madeirenses poderão participar, de várias formas:  praticantes de capoeira: poderão integrar e trabalhar em conjunto com os participantes internacionais; iniciação à capoeira: workshops para crianças dos 5 aos 12 anos; e aulas de samba e danças afro-brasileiras: workshops destinados a maiores de 10 anos.

Dadas as características do evento, que traz ao concelho elementos de vários países da Europa, julgamos que esta é uma mais valia para o Município da Ponta do Sol, uma vez que serão dezenas de participantes que irão divulgar o nome da Ponta do Sol pelos seus países de origem, assim como durante uma semana irão dinamizar o comércio local (cerca de 100 pessoas), e ainda oferecer à população local e regional a animação na vila da Ponta do Sol, com várias apresentações durante o evento. 

Para além da cobertura das médias locais, o evento será transmitido em “live streaming” no site e nas redes sociais do projeto “Capoeira à la une,” e dos seus parceiros:  APEL, Crossing Productions, (Portugal) EFA (Itália), Féderation de Sport pour Tous (França), Capoeira Canigo e Banzo da capoeira (Espanha), capoeiring  Hollanda (Hollanda), Capoeira Dandara (Alemanha).

O evento conta também com o apoio  logístico da Direção Regional da Cultura, Centro Cultural John dos Passos, Município da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Grupo de Folclore da Ponta do Sol e Associação Avesso. 

Encontro Internacional de Capoeira Senzala de Santos 2018


Compartilhar:

Parceiros